Entrevistas |

#125 – Primo Levi: a história, a literatura de testemunho e o evento limite | Entrevista com Pedro Caldas

Conteúdo completo:

Nesta entrevista, o historiador Pedro Caldas conta sobre como pensa a relação entre a narrativa histórica, a narrativa literária e a narrativa de testemunho, sobretudo a partir de autores como Droysen, Thomas Mann e Primo Levi. Quanto a este último, Caldas apresenta algumas ideias que vem desenvolvendo a respeito da obra “Afogados e sobreviventes”, e sobre o conceito de evento limite.

Pedro Caldas é Bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestrado e doutorado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999 e 2004). Durante o doutorado, obteve bolsa sanduíche da CAPES para pesquisar Kulturwissenschaftliches Institut – NRW, em Essen, na Alemanha entre outubro de 2001 e setembro de 2002. Fez pesquisa de pós-doutorado no Centro Internazionale di Studi Primo Levi, em Turim (Itália). Atualmente é professor associado do Departamento de História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde atua como professor e desenvolve pesquisas na área de Teoria e Metodologia da História.


View this post on Instagram

Primo Levi: a história, a literatura de testemunho e o evento limite | Entrevista com Pedro Caldas (link na bio) ⠀ Nesta entrevista, o historiador Pedro Caldas conta sobre como pensa a relação entre a narrativa histórica, a narrativa literária e a narrativa de testemunho, sobretudo a partir de autores como Droysen, Thomas Mann e Primo Levi. Quanto a este último, Caldas apresenta algumas ideias que vem desenvolvendo a respeito da obra "Afogados e sobreviventes", e sobre o conceito de evento limite. ⠀ Pedro Caldas é Bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestrado e doutorado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999 e 2004). Durante o doutorado, obteve bolsa sanduíche da CAPES para pesquisar Kulturwissenschaftliches Institut – NRW, em Essen, na Alemanha entre outubro de 2001 e setembro de 2002. Fez pesquisa de pós-doutorado no Centro Internazionale di Studi Primo Levi, em Turim (Itália). Atualmente é professor associado do Departamento de História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde atua como professor e desenvolve pesquisas na área de Teoria e Metodologia da História. ⠀ ___________________________ Caio Souto Conversações Filosóficas ⠀ #emcasa #shoah #holocausto #nazismo #fascismo #auschwitz #campodeconcentração #primolevi #literatura #testemunho #história #thomasmann #droysen #narrativa #forabolsonaro #bolsonarogenocida #pensamento #critica #vida #morte #dante #sobrevivência #poesia #beatriz #virgílio #brecht #conversacoesfilosoficas

A post shared by Caio Souto (@conversacoesfilosoficas) on


Comentários:


Compartilhe o conteúdo:

Facebook Twitter Linkedin WhattsApp Telegram Copiar link
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Canal do YouTube
Instagram
Facebook
Twitter
Distribuição RSS