Entrevistas |

#128 – Cinema, filosofia e psicanálise | Entrevista com Auterives Maciel Junior

Conteúdo completo:

Nesta conversa, Auterives contou como foi seu encontro com a filosofia (por intermédio do professor Claudio Ulpiano) partindo inicialmente de uma pesquisa na área do cinema, e culminando em seu doutorado na área da psicanálise (desta vez por intermédio do professor Luiz Alfredo Garcia Roza). Também contou sobre sua relação com a cidade do Rio de Janeiro e sobre sua atuação nesses três grandes campos de produção de conhecimento: cinema, filosofia e psicanálise.

Auterives Maciel Junior possui Doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997) e graduação e Bacharelado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993). Atualmente é professor do Mestrado e Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida e Leciona também na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estudos sobre Subjetividade, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, clínica, biopoder e pensamento.


View this post on Instagram

Cinema, filosofia e psicanálise | Entrevista com Auterives Maciel Junior (link na bio) ⠀ Nesta conversa, Auterives contou como foi seu encontro com a filosofia (por intermédio do professor Claudio Ulpiano) partindo inicialmente de uma pesquisa na área do cinema, e culminando em seu doutorado na área da psicanálise (desta vez por intermédio do professor Luiz Alfredo Garcia Roza). Também contou sobre sua relação com a cidade do Rio de Janeiro e sobre sua atuação nesses três grandes campos de produção de conhecimento: cinema, filosofia e psicanálise. ⠀ Auterives Maciel Junior possui Doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997) e graduação e Bacharelado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993). Atualmente é professor do Mestrado e Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida e Leciona também na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estudos sobre Subjetividade, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, clínica, biopoder e pensamento. ⠀ __________________________ Caio Souto Conversações Filosóficas ⠀ #emcasa #deleuze #cinema #claudioulpiano #resistência #filosofia #cinemamenor #godard #riodejaneiro #psicanálise #clínica #foucault #biopoder #pensamento #subjetividade #loucura #obra #reflexão #conversacoesfilosoficas

A post shared by Caio Souto (@conversacoesfilosoficas) on


Comentários:


Compartilhe o conteúdo:

Facebook Twitter Linkedin WhattsApp Telegram Copiar link
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Canal do YouTube
Instagram
Facebook
Twitter
Distribuição RSS