Entrevistas |

#129 – Espaços periféricos e capitalismo contemporâneo | Entrevista com Thiago Canettieri

Conteúdo completo:

Conversamos sobre a pesquisa do geógrafo Thiago Canettieri que envolve diversos conceitos relacionados à crítica do capitalismo contemporâneo em sua dimensão espacial e geográfica, especificamente sobre a produção de espaços periféricos. Autores da tradição dialética, como Slavoj Zizek, Mark Fisher, Adorno, Robert Kurz, e muitos outros, são mobilizados em sua densa e bastante bem documentada pesquisa. “Mundo administrado”, “falência da crítica”, “crise permanente”, tais são alguns dos operadores conceituais que Canettieri utiliza para se pensar o diagnóstico e as alternativas possíveis ao capitalismo contemporâneo.

Thiago Canettieri é professor do departamento de urbanismo da Escola de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador de residência pós-doutoral vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMG. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019). Mestre em Geografia – Tratamento da Informação Espacial na PUC-Minas (2014). Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela PUC-Minas (2012). Pesquisador do Indisciplinar (UFMG – CNPq), Cosmópolis (UFMG – CNPq) e do Observatório das Metrópoles (Núcleo RMBH – INCT). Tem experiência na área de Geografia Humana com ênfase em Geografia Urbana Crítica, atuando principalmente nos seguinte temas: Crítica da Economia Política; Produção do Espaço Urbano; Teoria Crítica; Financeirização; Neoliberalismo; Migração e Pobreza.


View this post on Instagram

Espaços periféricos e capitalismo contemporâneo | Entrevista com Thiago Canettieri (link na bio) ⠀ Conversamos sobre a pesquisa do geógrafo Thiago Canettieri que envolve diversos conceitos relacionados à crítica do capitalismo contemporâneo em sua dimensão espacial e geográfica, especificamente sobre a produção de espaços periféricos. Autores da tradição dialética, como Slavoj Zizek, Marck Fischer, Adorno, Robert Kurz, e muitos outros, são mobilizados em sua densa e bastante bem documentada pesquisa. "Mundo administrado", "falência da crítica", "crise permanente", tais são alguns dos operadores conceituais que Canettieri utiliza para se pensar o diagnóstico e as alternativas possíveis ao capitalismo contemporâneo. ⠀ Thiago Canettieri é professor do departamento de urbanismo da Escola de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador de residência pós-doutoral vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMG. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019). Mestre em Geografia – Tratamento da Informação Espacial na PUC-Minas (2014). Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela PUC-Minas (2012). Pesquisador do Indisciplinar (UFMG – CNPq), Cosmópolis (UFMG – CNPq) e do Observatório das Metrópoles (Núcleo RMBH – INCT). Tem experiência na área de Geografia Humana com ênfase em Geografia Urbana Crítica, atuando principalmente nos seguinte temas: Crítica da Economia Política; Produção do Espaço Urbano; Teoria Crítica; Financeirização; Neoliberalismo; Migração e Pobreza. ⠀ _____________________________ Caio Souto Conversações Filosóficas ⠀ #emcasa #geografia #capitalismo #crise #crítica #contemporaneidade #espaço #periferia #dialética #paralaxe #caiosouto #filosofia #zizek #kurz #marx #marxismo #arquitetura #desastre #criseecológica #ecossosialismo #MarckFischer #Adorno #conversacoesfilosoficas

A post shared by Caio Souto (@conversacoesfilosoficas) on


Compartilhe o conteúdo:

Facebook Twitter Linkedin
Canal do Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Receba por e-mail
Podcast no Spotify