Entrevistas |

#130 – Anne Carson: uma filosofia do amor | Entrevista com Rafael Saldanha

Conteúdo completo:

Nesta conversa, Rafael Saldanha nos conta sobre suas pesquisas recentes envolvendo a filosofia do amor. Desde Platão, pelo menos, passando por filósofos contemporâneos como Alain Badiou, Gilles Deleuze e Anne Carson, o problema do amor ocupa um papel que ora é central, ora é marginalizado pela filosofia.

Rafael Saldanha é professor substituto do departamento de filosofia na UFRJ. Cursou graduação (bacharelado e licenciatura) e mestrado e doutorado em Filosofia na UFRJ (PPGF-UFRJ). Durante o mestrado focou-se no conceito de perspectivismo (a partir de Nietzsche e de Viveiros de Castro) como uma possibilidade de reabilitar a filosofia como prática. Continuando as pesquisas anteriores, no doutorado trabalheou o conceito de afeto (via Spinoza, Deleuze e Guattari) para pensar o sentido da prática filosófica nos tempos atuais, isto é, um tempo em que o a nossa experiência do futuro se encontra comprometida tanto pela dominação social exercida pelo Capital como pela crise climática. Fora isso seus interesses se situam na área de Filosofia como um todo, com ênfase em Metafísica e Ética.


View this post on Instagram

Anne Carson: uma filosofia do amor | Entrevista com Rafael Saldanha (link na bio) ⠀ Nesta conversa, Rafael Saldanha nos conta sobre suas pesquisas recentes envolvendo a filosofia do amor. Desde Platão, pelo menos, passando por filósofos contemporâneos como Alain Badiou, Gilles Deleuze e Anne Carson, o problema do amor ocupa um papel que ora é central, ora é marginalizado pela filosofia. ⠀ Rafael Saldanha é professor substituto do departamento de filosofia na UFRJ. Cursei graduação (bacharelado e licenciatura) e mestrado e doutorado em Filosofia na UFRJ (PPGF-UFRJ). Durante o mestrado me foquei no conceito de perspectivismo (a partir de Nietzsche e de Viveiros de Castro) como uma possibilidade de reabilitar a filosofia como prática. Continuando as pesquisas anteriores, no doutorado trabalhei o conceito de afeto (via Spinoza, Deleuze e Guattari) para pensar o sentido da prática filosófica nos tempos atuais, isto é, um tempo em que o a nossa experiência do futuro se encontra comprometida tanto pela dominação social exercida pelo Capital como pela crise climática. Fora isso meus interesses se situam na área de Filosofia como um todo, com ênfase em Metafísica e Ética. ⠀ __________________________ Caio Souto Conversações Filosóficas ⠀ #emcasa #poesia #filosofia #antiguidade #contemporaneidade #annecarson #safo #safodelesbos #eros #philia #pensamento #reflexão #erotismo #alegria #spinoza #deleuze #badiou #caiosouto #conversacoesfilosoficas

A post shared by Caio Souto (@conversacoesfilosoficas) on


Compartilhe o conteúdo:

Facebook Twitter Linkedin
Canal do Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Receba por e-mail
Podcast no Spotify