Entrevistas |

#133 – Entre biologia e dialética: Hegel, Darwin e Marx | Entrevista com Victor Ximenes Marques

Conteúdo completo:

As preocupações atuais de Victor Ximenes Marques giram em torno de dois eixos principais: preocupações de ordem naturalista e materialista; e preocupações de ordem ético-políticas. Conversamos sobre esses dois eixos, a partir de um leque amplo de autores, entre os quais Hegel, Darwin, Marx e Gramsci. O entrevistado também aproveitou a oportunidade para divulgar o livro de Nancy Fraser que acaba de prefaciar, e também a futura publicação de livro de Mark Fisher.

Victor Ximenes Marques é professor da Universidade Federal do ABC. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2006) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2009) e doutorado em filosofia na PUCRS, sob a orientação do Professor Dr. Eduardo Luft, com sanduíche na Universidade de Bonn, sob orientação do Professor Dr. Markus Gabriel. Trabalha nas áreas de filosofia da biologia, filosofia da ciência, filosofia da mente, ontologia, idealismo alemão e a tradição dialética. Tem particular interesse na relação entre as ciências naturais e a filosofia.


View this post on Instagram

Entre biologia e dialética: Hegel, Darwin e Marx | Entrevista com Victor Marques ⠀ As preocupações atuais de Victor Ximenes Marques giram em torno de dois eixos principais: preocupações de ordem naturalista e materialista; e preocupações de ordem ético-políticas. Conversamos sobre esses dois eixos, a partir de um leque amplo de autores, entre os quais Hegel, Darwin, Marx e Gramsci. O entrevistado também aproveitou a oportunidade para divulgar o livro de Nancy Fraser que acaba de prefaciar, e também a futura publicação de livro de Mark Fischer. ⠀ Professor da Universidade Federal do ABC. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2006) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2009) e doutorado em filosofia na PUCRS, sob a orientação do Professor Dr. Eduardo Luft, com sanduíche na Universidade de Bonn, sob orientação do Professor Dr. Markus Gabriel. Trabalha nas áreas de filosofia da biologia, filosofia da ciência, filosofia da mente, ontologia, idealismo alemão e a tradição dialética. Tem particular interesse na relação entre as ciências naturais e a filosofia. ⠀ __________________________ Caio Souto Conversações Filosóficas ⠀ #emcasa #filosofia #biologia #hegel #conceito #materialismo #dialetica #marx #gramsci #markfisher #evolucionismo #teoriasintética #DNA #totalidade #progresso #crítica #walterbenjamin #nancyfraser #sabrinafernandes #caiosouto #conversacoesfilosoficas ⠀ Caio Souto Conversações Filosóficas

A post shared by Caio Souto (@conversacoesfilosoficas) on


Comentários:


Compartilhe o conteúdo:

Facebook Twitter Linkedin
Canal do Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Receba por e-mail
Podcast no Spotify