Entrevistas |

#141 – Fetichismo: marxismo, psicanálise, direito e crítica da violência | Entrevista com Allan Hillani

Conteúdo completo:


O principal tema que norteou esta conversa foi o fetichismo, o qual nos conduz inevitavelmente à obra de Marx. Abordamos alguns dos aspectos da atualidade desse conceito em sua relação com a psicanálise e algumas teorias jurídicas. Também conversamos sobre o modo como autores da Escola de Frankfurt operaram a relação entre Marx e Freud, e como Slavoj Zizek propõe uma renovação dessa relação a partir de uma síntese teórica de Hegel com Lacan. Por fim, falamos do conceito de violência e sobre algumas questões referentes à pandemia e ao nosso presente.

Allan Hillani é graduado em Direito (UFPR), mestre em Teoria e Filosofia do Direito (UERJ) e atualmente é doutorando em filosofia na New School for Social Research (Nova York). É autor de “Na Urgência da Catástrofe: Violência e Capitalismo” (Rio de Janeiro: Gramma, 2018) dentre outros escritos em teoria crítica e filosofia política. Sua pesquosa atual investiga a relação entre poder e representação integrando filosofia política, psicanálise, teoria da forma-valor e antropologia política.

Link para página do academia.edu

Outros textos do autor.


View this post on Instagram

Fetichismo: marxismo, psicanálise, direito e crítica da violência | Entrevista com Allan M. Hillani (link na bio) O principal tema que norteou esta conversa foi o fetichismo, o qual nos conduz inevitavelmente à obra de Marx. Abordamos alguns dos aspectos da atualidade desse conceito em sua relação com a psicanálise e algumas teorias jurídicas. Também conversamos sobre o modo como autores da Escola de Frankfurt operaram a relação entre Marx e Freud, e como Slavoj Zizek propõe uma renovação dessa relação a partir de uma síntese teórica de Hegel com Lacan. Por fim, falamos do conceito de violência e sobre algumas questões referentes à pandemia e ao nosso presente. Allan Hillani é graduado em Direito (UFPR), mestre em Teoria e Filosofia do Direito (UERJ) e atualmente é doutorando em filosofia na New School for Social Research (Nova York). É autor de “Na Urgência da Catástrofe: Violência e Capitalismo” (Rio de Janeiro: Gramma, 2018) dentre outros escritos em teoria crítica e filosofia política. Sua pesquosa atual investiga a relação entre poder e representação integrando filosofia política, psicanálise, teoria da forma-valor e antropologia política. Links para acesso aos textos do autor: https://nssr.academia.edu/AllanMHillani https://medium.com/@allanmh92/fantasmas-e-feiti%C3%A7os-1b92e9ff14e3 _________________________ Caio Souto Conversações Filosóficas #emcasa #fetichismo #capitalismo #filosofia #marxismo #marx #zizek #freud #psicanálise #direito #hegel #lacan #marcuse #adorno #brasil #história #crítica #violência #benjamin #feitiço #fantasma #capital #fukuyama #pósestruturalismo #caiosouto #conversacoesfilosoficas

A post shared by Caio Souto (@conversacoesfilosoficas) on


Comentários:


Compartilhe o conteúdo:

Facebook Twitter Linkedin WhattsApp Telegram Copiar link
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Canal do YouTube
Instagram
Facebook
Twitter
Distribuição RSS