Entrevistas |

#146 – Kant: religião, razão e cosmopolitismo | Entrevista com Zilmara de Jesus

Conteúdo completo:

Esta conversa se guiou por dois eixos principais. Primeiramente, discutimos alguns temas em Kant, como sobretudo a forma como o autor compreende a religião, a história e o cosmopolitismo. Em seguida, abordamos as relações entre filosofia e sociedade, tendo em vista a longa atuação de Zilmara de Jesus junto ao Fórum do Maranhão, que propõem um diálogo entre a produção acadêmica e a sociedade num contexto mais amplo.

Zilmara de Jesus possui Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2013), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e graduação em Filosofia Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão (1993). Professora DE, Associada I, do Depto. de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFMA – PGCult/UFMA, vinculada à linha de pesquisa Expressões e Processos Socioculturais e Coordenadora do referido Programa. Presidente do Fórum Maranhense em Defesa da Filosofia. Pesquisadora de produtividade da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Kant (GEPI-KANT/UFMA/CNPq). Tem experiência na área de Filosofia Moderna, atuando principalmente no seguinte tema: iluminismo: cultura e sociedade. Linhas de pesquisa: Filosofia da história, ética e política. Trata da filosofia da história, de modo particular, da filosofia da história no pensamento kantiano, investigando suas múltiplas relações com a ética, com a política, com a religião e com a educação.


View this post on Instagram

Kant: religião, razão e cosmopolitismo | Entrevista com Zilmara de Jesus (link na bio) ⠀ Esta conversa se guiou por dois eixos principais. Primeiramente, discutimos alguns temas em Kant, como sobretudo a forma como o autor compreende a religião, a história e o cosmopolitismo. Em seguida, abordamos as relações entre filosofia e sociedade, tendo em vista a longa atuação de Zilmara de Jesus junto ao Fórum do Maranhão, que propõem um diálogo entre a produção acadêmica e a sociedade num contexto mais amplo. Zilmara de Jesus possui Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2013), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e graduação em Filosofia Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão (1993). Professora DE, Associada I, do Depto. de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFMA – PGCult/UFMA, vinculada à linha de pesquisa Expressões e Processos Socioculturais e Coordenadora do referido Programa. Presidente do Fórum Maranhense em Defesa da Filosofia. Pesquisadora de produtividade da FAPEMA.Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Kant. Tem experiência na área de Filosofia Moderna, atuando principalmente no seguinte tema: iluminismo: cultura e sociedade. Linhas de pesquisa: Filosofia da história, ética e política. Trata da filosofia da história, de modo particular, da filosofia da história no pensamento kantiano, investigando suas múltiplas relações com a ética, com a política, com a religião e com a educação ⠀ __________________________ Caio Souto Conversações Filosóficas ⠀ #emcasa #kant #religião #iluminismo #esclarecimento #razão #racionalidade #autonomia #heteronomia #cosmopolitismo #direito #moral #imperativocategórico #maranhão #fórum #debates #diversidade #multiplicidade #universalidade #história #cidadania #caiosouto #conversacoesfilosoficas

A post shared by Caio Souto (@conversacoesfilosoficas) on


Comentários:


Compartilhe o conteúdo:

Facebook Twitter Linkedin WhattsApp Telegram Copiar link
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Canal do YouTube
Instagram
Facebook
Twitter
Distribuição RSS