Entrevistas |

#151 – Suicídio e medicalização da vida: reflexões a partir de Foucault | Com Flávia Andrade Almeida

Conteúdo completo:

Nesta conversa, falamos sobre a pesquisa de Flávia Andrade Almeida envolvendo o tema do suicídio em relação com a obra de Michel Foucault. Sua pesquisa também aborda outros autores que abordaram a temática, como Durkheim, Camus, Marx, entre outros. Link para acessar a Dissertação da autora.

Flávia Andrade Almeida é Psicóloga Clínica e Hospitalar, Especialista em Psicologia da Saúde, Psico-Oncologia e Prevenção do Suicídio. Mestre em Filosofia pela PUC-SP (Bolsista CNPq). Integrante do Grupo de Pesquisas Michel Foucault, na PUC-SP. Graduada em Psicologia na Universidade São Judas Tadeu (2012). Aperfeiçoamento no Programa de Atenção às Tentativas de Suicídio – PROATES, na Universidade São Judas Tadeu, o qual teve como embasamento teórico a obra de Donald W. Winnicott (2015). Concluiu o Programa de Residencia Multiprofissional da Fundação Antonio Prudente – AC Camargo Câncer Center, atuando com Psico-Oncologia e desenvolveu monografia com o tema: Ideação Suicida e Desejo de Acelerar a morte em pacientes oncológicos (2017). Atua como Psicóloga Clínica e Hospitalar especialmente com Psico-Oncologia, Luto, Cuidados Paliativos e Prevenção do Suicídio. Tem direcionado seus estudos para os escritos de Michel Foucault, além de temas como Psicologia Hospitalar,, Psico-Oncologia, Tanatologia, Suicídio, Luto e Cuidados Paliativos. Ministra supervisões clínicas, cursos e palestras sobre Psicologia Hospitalar e Prevenção do Suicídio.


View this post on Instagram

Suicídio e medicalização da vida: reflexões a partir de Foucault. Entrevista com Flávia Andrade Almeida (link na bio) ⠀ Nesta conversa, falamos sobre a pesquisa de Flávia Andrade Almeida envolvendo o tema do suicídio em relação com a obra de Michel Foucault. Sua pesquisa também aborda outros autores que abordaram a temática, como Durkheim, Camus, Marx, entre outros. Para acessar a Dissertação da autora: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22729 ⠀ Flávia Andrade Almeida é Psicóloga Clínica e Hospitalar, Especialista em Psicologia da Saúde, Psico-Oncologia e Prevenção do Suicídio. Mestre em Filosofia pela PUC-SP (Bolsista CNPq). Integrante do Grupo de Pesquisas Michel Foucault, na PUC-SP. Graduada em Psicologia na Universidade São Judas Tadeu (2012). Aperfeiçoamento no Programa de Atenção às Tentativas de Suicídio – PROATES, na Universidade São Judas Tadeu, o qual teve como embasamento teórico a obra de Donald W. Winnicott (2015). Concluiu o Programa de Residencia Multiprofissional da Fundação Antonio Prudente – AC Camargo Câncer Center, atuando com Psico-Oncologia e desenvolveu monografia com o tema: Ideação Suicida e Desejo de Acelerar a morte em pacientes oncológicos (2017). Atua como Psicóloga Clínica e Hospitalar especialmente com Psico-Oncologia, Luto, Cuidados Paliativos e Prevenção do Suicídio. Tem direcionado seus estudos para os escritos de Michel Foucault, além de temas como Psicologia Hospitalar,, Psico-Oncologia, Tanatologia, Suicídio, Luto e Cuidados Paliativos. Ministra supervisões clínicas, cursos e palestras sobre Psicologia Hospitalar e Prevenção do Suicídio. ⠀ _____________________ Caio Souto Conversações Filosóficas ⠀ #emcasa #foucault #suicídio #reflexão #qualidade #vida #direito #dignidade #morte #eutanásia #psicologia #biopolítica #poder #transgressão #necropolítica #winnicott #psicanálise #infância #ludicidade #existência #estética #brincar #jogos #limite #valor #medicina #oncologia #religião #caiosouto #conversacoesfilosoficas

A post shared by Caio Souto (@conversacoesfilosoficas) on


Compartilhe o conteúdo:

Facebook Twitter Linkedin
Canal do Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Receba por e-mail
Podcast no Spotify