Entrevistas |

#153 – Memética: a ciência dos memes | Entrevista com Gustavo Leal Toledo

Conteúdo completo:

Você seguramente já ouviu falar bastante em memes. Porém, a “memética”, a ciência dos memes, foi pensada muito antes do surgimento dos atuais memes que circulam na internet e diz respeito a algo um pouco distinto, mas que pode incluir os chamados memes de internet. Se você quer saber o que é a memética, vale a pena conferir esta entrevista com Gustavo Leal Toledo, um especialista no assunto.

Gustavo Leal Toledo graduou-se em Filosofia na UERJ (2002) com a monografia As Críticas à Filosofia Dualista da Mente. Cursou mestrado em Filosofia na PUC-Rio (2003-2005), obtendo título de mestre com a dissertação O Argumento dos Zumbis na Filosofia da Mente: são zumbis físicos logicamente possíveis?. Fez o doutorado na mesma instituição, onde obteve o título com a tese Controvérsias Meméticas: a ciência dos memes e o darwinismo universal em Dawkins, Dennett e Blackmore. Atualmente pesquisa em Filosofia da Mente, Filosofia da Biologia, Filosofia da Ciência, Ceticismo Pirrônico e Filosofia da Religião. É professor da UFSJ desde 2009, lotado no Departamento de Filosofia e Métodos.

Link para textos do autor.


View this post on Instagram

Memética: a ciência dos memes | Entrevista com Gustavo Leal Toledo (link na bio) ⠀ Você seguramente já ouviu falar bastante em memes. Porém, a "memética", a ciência dos memes, foi pensada muito antes do surgimento dos atuais memes que circulam na internet e diz respeito a algo um pouco distinto, mas que pode incluir os chamados memes de internet. Se você quer saber o que é a memética, vale a pena conferir esta entrevista com Gustavo Leal Toledo, um especialista no assunto. ⠀ Graduou-se em Filosofia na UERJ (2002) com a monografia ?As Críticas a Filosofia Dualista da Mente?. Cursou mestrado em Filosofia na PUC-Rio (2003-2005), obtendo título de mestre com a dissertação ?O Argumento dos Zumbis na Filosofia da Mente: são zumbis físicos logicamente possíveis??. Fez o doutorado na mesma instituição, onde obteve o título com a tese "Controversias Meméticas: a ciência dos memes e o darwinismo universal em Dawkins, Dennett e Blackmore". Atualmente pesquisa em Filosofia da Mente, Filosofia da Biologia, Filosofia da Ciência, Ceticismo Pirrônico e Filosofia da Religião. É professor da UFSJ desde 2009, lotado no Departamento de Filosofia e Métodos. ⠀ Link para textos do autor: https://ufsj.academia.edu/GustavoLealToledo ⠀ __________________________ Caio Souto Conversações Filosóficas ⠀ #memes #filosofiadamente #biologia #genética #modelos #matemática #epistemologia #canguilhem #haldane #darwin #cuvier #claudebernard #homeostase #fisiologia #física #química #ontologia #axiologia #valor #moral #liberdade #filosofia #richarddawkins #danieldennett #caiosouto #conversacoesfilosoficas

A post shared by Caio Souto (@conversacoesfilosoficas) on


Comentários:


Compartilhe o conteúdo:

Facebook Twitter Linkedin WhattsApp Telegram Copiar link
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Canal do YouTube
Instagram
Facebook
Twitter
Distribuição RSS