Entrevistas |

#165 – Podemos sonhar com um futuro no Antropoceno? Entrevista com o climatologista Alexandre Araújo Costa

Conteúdo completo:

Nesta entrevista, conversamos inicialmente sobre o negacionismo científico e a importância de uma pedagogia científica para que a população possa ter um mínimo acesso às produções e às pesquisas sérias que envolvem questões que concernem a todos nós e ao mundo em que vivemos. Também falamos sobre as relações de força estabelecidas por grandes grupos que são contrários à produção científica. Foi tema ainda a questão do clima e as condições atuais do assim chamado Antropoceno. Por fim, discutimos possíveis alianças entre o pensamento científico contemporâneo ocidental e o pensamento indígena de autores como Krenak, Kopenawa, entre outros.

Alexandre Araújo Costa é Bacharel em Física pela Universidade Federal do Ceará (1992), Mestre em Física pela Universidade Federal do Ceará (1995), Doutor em Ciências Atmosféricas pela Colorado State University (2000), com Pós-Doutorado pela Universidade de Yale (2004-2005). Fui Gerente do Departamento de Meteorologia e Oceanografia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (2005-2008) e atualmente sou Professor Titular da Universidade Estadual do Ceará. Tenho atuado principalmente nos seguintes temas: Microfísica e Macrofísica de Nuvens, Modelagem Atmosférica, Climatologia Física, Mudanças Climáticas e Meteorologia Aplicada. Publiquei mais de 40 artigos em periódicos científicos com revisor e mais de uma centena de trabalhos completos em anais de eventos científicos. Colaborei com o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas em seu Primeiro Relatório de Avaliação Nacional (RAN) como autor principal. No entanto, mais do que uma produtividade acadêmica contabilizada nestes números e títulos, considero fundamental que pensemos sobre que ciência desenvolvemos e a serviço de quem ela se coloca. Num contexto de crise ecológica e profundo fosso social, os avanços científicos devem, inequivocamente, se colocar a serviço da defesa da vida, do equilíbrio ambiental e climático e do combate às injustiças em nossa sociedade.

Links para o projeto O que você faria se soubesse o que eu sei: Blog, Canal no YouTube


View this post on Instagram

Podemos sonhar com um futuro no Antropoceno? Entrevista com o climatologista Alexandre Araújo Costa (link na bio) ⠀ Conversamos inicialmente sobre o negacionismo científico e a importância de uma pedagogia científica para que a população possa ter um mínimo acesso às produções e às pesquisas sérias que envolvem questões que concernem a todos nós e ao mundo em que vivemos. Também falamos sobre as relações de força estabelecidas por grandes grupos que são contrários à produção científica. Foi tema ainda a questão do clima e as condições atuais do assim chamado Antropoceno. Por fim, discutimos possíveis alianças entre o pensamento científico contemporâneo ocidental e o pensamento indígena de autores como Krenak, Kopenawa, entre outros. ⠀ Alexandre Araújo Costa é Bacharel em Física pela Universidade Federal do Ceará (1992), Mestre em Física pela Universidade Federal do Ceará (1995), Doutor em Ciências Atmosféricas pela Colorado State University (2000), com Pós-Doutorado pela Universidade de Yale (2004-2005) e Professor Titular da Universidade Estadual do Ceará. Atua sobretudo nos seguintes temas: Microfísica e Macrofísica de Nuvens, Modelagem Atmosférica, Climatologia Física, Mudanças Climáticas e Meteorologia Aplicada. Num contexto de crise ecológica e profundo fosso social, os avanços científicos devem, inequivocamente, se colocar a serviço da defesa da vida, do equilíbrio ambiental e climático e do combate às injustiças em nossa sociedade. ⠀ Links: http://oquevocefariasesoubesse.blogspot.com/ https://www.youtube.com/channel/UCxgRxPTCZqeB6Rx_VKvVN6A ⠀ __________________________ Caio Souto Conversações Filosóficas ⠀ #climatologia #física #antropoceno #ciência #saber #conhecimento #mudanças #climáticas #negacionismo #filosofia #equilíbrio #ambiental #meioambiente #epistemologia #chuva #crise #ecologia #transformação #microfísica #derretimento #geleiras #previsão #pensamentoameríndio #krenak #kopenawa #quedadoceu #fimdomundo #antropoceno #caiosouto #conversacoesfilosoficas

A post shared by Caio Souto (@conversacoesfilosoficas) on


Compartilhe o conteúdo:

Facebook Twitter Linkedin
Canal do Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Receba por e-mail
Podcast no Spotify