Entrevistas |

#171 – Literatura e filosofia em Sartre e o problema do ensino de filosofia | Com Thiago Rodrigues

Conteúdo completo:


Esta conversa se motivou segundo dois eixos principais. No primeiro deles, Thiago Rodrigues fez uma apresentação a respeito de sua pesquisa envolvendo a obra de Jean-Paul Sartre, especificamente as relações entre filosofia e literatura nesta obra. No segundo, conversamos sobre a questão do ensino de filosofia como um problema filosófico.

Thiago Rodrigues atualmente realiza pesquisa de Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo – USP sob a supervisão do professor Franklin Leopoldo e Silva. Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2018) e Mestre em Filosofia pela mesma instituição (2012), possui também especialização em Filosofia Contemporânea e História pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP (2010) e graduação em Filosofia – Licenciatura Plena, pelo Centro Universitário Assunção – UNIFAI (2008). Em 2019, teve sua tese, intitulada: “Imaginação, Imaginário e Realidade Humana em J. P. Sartre”, indicada ao Prêmio Capes de melhor tese do ano de 2018. É professor e coordena o curso de Especialização (Lato Sensu) em Filosofia e Pensamento Político Contemporâneos pelo UNIFAI; Além de atuar na pós-graduação, leciona na graduação nos cursos de Filosofia, Pedagogia e História. Tem como núcleo de suas pesquisas e de seus escritos os seguintes temas: Ética e literatura; filosofias da existência; criação, imaginação e imaginário; filosofia e literatura; história e subjetividade.


View this post on Instagram

Literatura e filosofia em Sartre e o problema do ensino de filosofia Com Thiago Rodrigues (link na bio) ⠀ Esta conversa se motivou segundo dois eixos principais. No primeiro deles, Thiago Rodrigues fez uma apresentação a respeito de sua pesquisa envolvendo a obra de Jean-Paul Sartre, especificamente as relações entre filosofia e literatura nesta obra. No segundo, conversamos sobre a questão do ensino de filosofia como um problema filosófico. ⠀ Thiago Rodrigues atualmente realiza pesquisa de Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo – USP sob a supervisão do professor Franklin Leopoldo e Silva. Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2018) e Mestre em Filosofia pela mesma instituição (2012), possui também especialização em Filosofia Contemporânea e História pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP (2010) e graduação em Filosofia – Licenciatura Plena, pelo Centro Universitário Assunção – UNIFAI (2008). Em 2019, teve sua tese, intitulada: "Imaginação, Imaginário e Realidade Humana em J. P. Sartre", indicada ao Prêmio Capes de melhor tese do ano de 2018. É professor e coordena o curso de Especialização (Lato Sensu) em Filosofia e Pensamento Político Contemporâneos pelo UNIFAI; Além de atuar na pós-graduação, leciona na graduação nos cursos de Filosofia, Pedagogia e História. Tem como núcleo de suas pesquisas e de seus escritos os seguintes temas: Ética e literatura; filosofias da existência; criação, imaginação e imaginário; filosofia e literatura; história e subjetividade. ⠀ __________________________________ Caio Souto Conversações Filosóficas ⠀ #Sartre #literatura #filosofia #ensino #pedagogia #teatro #filosofia #contemporânea #contemporaneidade #imaginação #imaginário #ética #existência #subjetividade #criação #história #náusea #usp #unifesp #umesp #unifai #caiosouto #conversacoesfilosoficas

A post shared by Caio Souto (@conversacoesfilosoficas) on


Compartilhe o conteúdo:

Facebook Twitter Linkedin
Canal do Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Receba por e-mail
Podcast no Spotify