Entrevistas |

#173 – Lóri e Macabéa: as filósofas de Clarice Lispector | Entrevista com Carina Blacutt

Conteúdo completo:


O modo como Carina Blacutt aborda a obra literária de Clarice Lispector é extremamente instigante, pois ela encontra duas filósofas em duas de suas personagens: Lóri e Macabéa. Não se trata de tomar a “autora” Clarice como filósofa, mas sim suas personagens femininas, perseguindo e tentando reconstituir a partir da obra literária tais filosofias que ali se expressam. Isso traz diversas contribuições tanto para a recepção da obra de Clarice Lispector, quanto para o campo de estudos que se estabelece na fronteira entre filosofia e literatura.

Além da contribuição para a área da estética, a pesquisa ainda possui aspectos que merecem ser ressaltados do ponto de vista do feminismo e do pensamento ético-político Carina Blacutt possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é docente I na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro – Santo Cristo. Mestre em Estética e Filosofia da Arte na PPGF – UFRJ. Possui experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da educação e estética.

É membro-fundadora do coletivo Filósofas na rede.


View this post on Instagram

Lóri e Macabéa: as filósofas de Clarice Lispector Entrevista com Carina Blacutt (link na bio) ⠀ O modo como Carina Blacutt aborda a obra literária de Clarice Lispector é extremamente instigante, pois ela encontra duas filósofas em duas de suas personagens: Lóri e Macabéa. Não se trata de tomar a "autora" Clarice como filósofa, mas sim suas personagens femininas, perseguindo e tentando reconstituir a partir da obra literária tais filosofias que ali se expressam. Isso traz diversas contribuições tanto para a recepção da obra de Clarice Lispector, quanto para o campo de estudos que se estabelece na fronteira entre filosofia e literatura. Além da contribuição para a área da estética, a pesquisa ainda possui aspectos que merecem ser ressaltados do ponto de vista do feminismo e do pensamento ético-político ⠀ Carina Blacutt possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é docente I na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro – Santo Cristo. Mestre em Estética e Filosofia da Arte na PPGF – UFRJ. Possui experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da educação e estética. É membro fundadora do coletivo "Filósofas na rede". Instagram: @filosofas.na.rede Canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCufpEzz6chQEqDXzksqYOcg ⠀ _____________________________ Caio Souto Conversações Filosóficas ⠀ #lispector #filosofia #feminismo #derrida #beneditonunes #macabéa #lóri #ahoradaestrela #umaaprendizagem #olivrodosprazeres #uff #literatura #claricelispector #brasil #estética #caiosouto #conversacoesfilosoficas

A post shared by Caio Souto (@conversacoesfilosoficas) on


Comentários:


Compartilhe o conteúdo:

Facebook Twitter Linkedin WhattsApp Telegram Copiar link
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Canal do YouTube
Instagram
Facebook
Twitter
Distribuição RSS