Entrevistas |

#177 – Plotino: o filósofo da conciliação entre racionalidade e espiritualidade | Com Junior Baracat

Conteúdo completo:


Nesta conversa, o pesquisador e tradutor de Plotino Junior Baracat inicia contando sobre como surgiu seu interesse pela obra desse autor, apresentando em seguida um panorama da pesquisa envolvendo Plotino e o neoplatonismo em geral em nosso país atualmente. Em seguida, falamos sobre a denominação de Plotino como um filósofo “místico” e de sua polêmica com os gnósticos. Depois, o entrevistado fez uma apresentação breve da vida e da obra de Plotino, tal como foi contada e organizada por Porfírio. Então, falou-se sobre a influência de Plotino para o pensamento posterior, tanto na Idade Média e Renascença quanto para a Modernidade e Contemporaneidade. Por fim, Junior Baracat comentou sobre o que pode haver de relevante na leitura de Plotino hoje, dando especial ênfase à conciliação entre racionalidade e espiritualidade que sua obra suscita.

José Carlos Baracat Júnior é Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestre (2001) e doutor (2006) pela mesma Instituição, é Professor (Associado 3) de Língua e Literatura Gregas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras Clássicas e Filosofia Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: Neoplatonismo, especialmente Plotino (c. 205 – 270). No momento, dedica-se à tradução integral das Enéadas de Plotino.

Link para os textos do entrevistado.


View this post on Instagram

Plotino: o filósofo da conciliação entre racionalidade e espiritualidade (link na bio) ⠀ Nesta conversa, o pesquisador e tradutor de Plotino Junior Baracat inicia contando sobre como surgiu seu interesse pela obra desse autor, apresentando em seguida um panorama da pesquisa envolvendo Plotino e o neoplatonismo em geral em nosso país atualmente. Em seguida, falamos sobre a denominação de Plotino como um filósofo "místico" e de sua polêmica com os gnósticos. Depois, o entrevistado fez uma apresentação breve da vida e da obra de Plotino, tal como foi contada e organizada por Porfírio. Então, falou-se sobre a influência de Plotino para o pensamento posterior, tanto na Idade Média e Renascença quanto para a Modernidade e Contemporaneidade. Por fim, Junior Baracat comentou sobre o que pode haver de relevante na leitura de Plotino hoje, dando especial ênfase à conciliação entre racionalidade e espiritualidade que sua obra suscita. ⠀ José Carlos Baracat Júnior é Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestre (2001) e doutor (2006) pela mesma Instituição, é Professor (Associado 3) de Língua e Literatura Gregas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras Clássicas e Filosofia Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: Neoplatonismo, especialmente Plotino (c. 205 – 270). No momento, dedica-se à tradução integral das Enéadas de Plotino. ⠀ Link para os textos do entrevistado: https://ufrgs.academia.edu/Jos%C3%A9BaracatJunior E-mail: baracatjr@hotmail.com ⠀ _____________________________ Caio Souto Conversações Filosóficas ⠀ #plotino #neoplatinismo #misticismo #espiritualidade #racionalidade #filosofia #gnosticismo #antiguidade #helenismo #periodohelenistico #antiguidadetardia #religião #vida # gnose #grego #linguística #platão #porfírio #aristóteles #caiosouto #conversacoesfilosoficas

A post shared by Caio Souto (@conversacoesfilosoficas) on


Compartilhe o conteúdo:

Facebook Twitter Linkedin
Canal do Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Receba por e-mail
Podcast no Spotify