Entrevistas |

#179 – Resposta à questão: o que é o esclarecimento? Entrevista com Daniel Tourinho Peres

Conteúdo completo:

Nesta conversa, Daniel Tourinho Peres comenta o período conhecido como “iluminismo”, “esclarecimento” (“enlightment“, “lumières“, “Aufklärung“) e sua importância para o pensamento humano, e também suas diferenças internas em cada autor e em cada país ou região. Também conversamos sobre os limites do iluminismo, e das críticas que se devem fazer a ele, sem no entanto recair num obscurantismo ou num negacionismo da racionalidade e da ciência. Por fim, falamos um pouco sobre o contexto brasileiro.

Daniel Tourinho Peres possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (1992), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2002). É professor, desde 1994, da Universidade Federal da Bahia, Departamento de Filosofia e desde 2002 Programa de Pós-Graduação em Filosofia. É pesquisador correspondente do Núcleo Direito e Democracia, do CEBRAP. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Alemã, atuando principalmente nos seguintes temas: Immanuel Kant, história da filosofia, filosofia política, direito e filosofia da história.

Links:

Kant, “Resposta à pergunta ‘O que é o Esclarecimento’?”

Daniel Tourinho Peres, “Quão obscurantista é o emplasto filosófico de Olavo de Carvalho?”


View this post on Instagram

Resposta à questão: o que é o esclarecimento? Entrevista com Daniel Tourinho Peres (link na bio) ⠀ Nesta conversa, Daniel Tourinho Peres comenta o período conhecido como "iluminismo", "esclarecimento" ("enlightment", "lumières", "Aufklärung") e sua importância para o pensamento humano, e também suas diferenças internas em cada autor e em cada país ou região. Também conversamos sobre os limites do iluminismo, e das críticas que se devem fazer a ele, sem no entanto recair num obscurantismo ou num negacionismo da racionalidade e da ciência. Por fim, falamos um pouco sobre o contexto brasileiro. ⠀ Daniel Tourinho Peres possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (1992), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2002). É professor, desde 1994, da Universidade Federal da Bahia, Departamento de Filosofia e desde 2002 Programa de Pós-Graduação em Filosofia. É pesquisador correspondente do Núcleo Direito e Democracia, do CEBRAP. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Alemã, atuando principalmente nos seguintes temas: Immanuel Kant, história da filosofia, filosofia política, direito e filosofia da história. ⠀ Links: https://www.academia.edu/7894936/I._KANT_Resposta_%C3%A0_quest%C3%A3o_O_que_%C3%A9_Esclarecimento_Introdu%C3%A7%C3%A3o_tradu%C3%A7%C3%A3o_e_notas_por_Vinicius_de_Figueiredo ⠀ https://diplomatique.org.br/resposta-a-pergunta-quao-obscurantista-e-o-emplasto-filosofico-de-olavo-de-carvalho/?fbclid=IwAR3-INGZ0aW-_vkzJgUkuNgWttEDh25aYMVSr5bEexwRRL8E3bevIh_eQ3k ⠀ ___________________________ Caio Souto Conversações Filosóficas ⠀ #esclarecimento #obscurantismo #filosofia #crise #luzes #razão #crítica #racismo #monumentos #suprematismo #kant #hume #burke #voltaire #séculoXVIII #brasil #contemporaneidade #modernidade #iluminismo #Aufklärung #caiosouto #conversacoesfilosoficas

A post shared by Caio Souto (@conversacoesfilosoficas) on


Compartilhe o conteúdo:

Facebook Twitter Linkedin
Canal do Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Receba por e-mail
Podcast no Spotify