Entrevistas |

#190 – O primeiro romantismo alemão a partir de Friedrich Schlegel | Entrevista com Thiago Santos

Conteúdo completo:


Conversamos sobre o assim chamado Primeiro Romantismo Alemão, que teve como principais autores Friedrich Schlegel (e também seu irmão August Schlegel) e Novalis. Thiago Santos caracteriza inicialmente o que teria sido esse movimento, depois mostra como ele foi retomado mais posteriormente sobretudo pela leitura de Walter Benjamin em seu doutorado “O conceito de crítica de arte no romantismo alemão”. Também são estabelecidas relações com os autores pós-kantianos, como Schiller, Fichte e Schelling, e em seguida com as vanguardas europeias do século XX. Ao final, conversamos sobre a condição da escrita fragmentária e a crítica ao sistema nos autores românticos.

Thiago Santos é formado em Ciências Sociais pela Unesp/Araraquara e mestre em Filosofia pela UFSCAR. Professor de sociologia e filosofia pela rede estadual de ensino de São Paulo. Ultimamente tenho pesquisado sobre Friedrich Schlegel e a linguagem da filosofia do Idealismo Alemão.


View this post on Instagram

O primeiro romantismo alemão a partir de Friedrich Schlegel Entrevista com Thiago Santos (link na bio) ⠀ Conversamos sobre o assim chamado Primeiro Romantismo Alemão, que teve como principais autores Friedrich Schlegel (e também seu irmão August Schlegel) e Novalis. Thiago Santos caracteriza inicialmente o que teria sido esse movimento, depois mostra como ele foi retomado mais posteriormente sobretudo pela leitura de Walter Benjamin em seu doutorado "O conceito de crítica de arte no romantismo alemão". Também são estabelecidas relações com os autores pós-kantianos, como Schiller, Fichte e Schelling, e em seguida com as vanguardas europeias do século XX. Ao final, conversamos sobre a condição da escrita fragmentária e a crítica ao sistema nos autores românticos. ⠀ Formado em Ciências Sociais pela Unesp/Araraquara e mestre em Filosofia pela UFSCAR. Professor de sociologia e filosofia pela rede estadual de ensino de São Paulo. Ultimamente tenho pesquisado sobre Friedrich Schlegel e a linguagem da filosofia do Idealismo Alemão. ⠀ ___________________________ Caio Souto Conversações Filosóficas ⠀ #romantismo #schlegel #fragmento #escrita #benjamin #kant #lebrun #arte #crítica #críticadearte #blanchot #literatura #teatro #shakespeare #alemanha #herder #humboldt #irmaosgrimm #filologia #mitos #folclore #povo #leibniz #fichte #schelling #lessing #Goethe #Schiller #caiosouto #conversacoesfilosoficas

A post shared by Caio Souto (@conversacoesfilosoficas) on


Compartilhe o conteúdo:

Facebook Twitter Linkedin
Canal do Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Receba por e-mail
Podcast no Spotify