Entrevistas |

#195 – Kant: dos Sonhos de um visionário à dialética transcendental | Entrevista com Marcio Tadeu Girotti

Conteúdo completo:


A pesquisa acadêmica de Marcio Tadeu Girotti sempre se voltou ao pensamento de Kant. Os textos que estudou são sobretudo “Os sonhos de um visionário”, em que Kant comenta a obra de Swedenborg, e a Crítica da Razão Pura, especialmente a “Dialética Transcendental”.

Marcio Tadeu Girotti possui Pós-doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutor em Filosofia pela UFSCar. Mestre, Bacharel e Licenciado em Filosofia pela FFC/Unesp. Possui pesquisa na área de Filosofia Moderna com ênfase na filosofia de Immanuel Kant. Atua, na Graduação, com disciplinas ligadas a: Filosofia, Filosofia da Educação, Ética e responsabilidade social. Metodologia Científica, Prática de Pesquisa e Trabalho de Graduação (TCC); e na Pós-graduação, com: Ética Profissional, Fundamentos da Educação, Metodologia da Pesquisa. Tutor EaD, com disciplinas ligadas a: Filosofia das Ciências Sociais, Sociologia Geral, Direitos Humanos e Relações Étnicos-raciais. Editor das Revistas: Trilhas Pedagógicas; Empreendedorismo, Gestão e Negócios; Perspectivas em Ciências Tecnológicas. Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – BASis (MEC).

Livros:

O focus imaginarius: engano e conhecimento na ‘Crítica da Razão Pura’

Kant e o fim da modernidade: os Sonhos de um visionário

Origens da filosofia crítica: introdução à filosofia de Immanuel Kant


View this post on Instagram

Kant: dos Sonhos de um visionário à dialética transcendental Entrevista com Marcio Tadeu Girotti (link na bio) ⠀ A pesquisa acadêmica de Marcio Tadeu Girotti sempre se voltou ao pensamento de Kant. Os textos que estudou são sobretudo "Os sonhos de um visionário", em que Kant comenta a obra de Swedenborg, e a Crítica da Razão Pura, especialmente a "Dialética Transcendental". ⠀ Marcio Tadeu Girotti possui Pós-doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutor em Filosofia pela UFSCar. Mestre, Bacharel e Licenciado em Filosofia pela FFC/Unesp. Possui pesquisa na área de Filosofia Moderna com ênfase na filosofia de Immanuel Kant. Atua, na Graduação, com disciplinas ligadas a: Filosofia, Filosofia da Educação, Ética e responsabilidade social. Metodologia Científica, Prática de Pesquisa e Trabalho de Graduação (TCC); e na Pós-graduação, com: Ética Profissional, Fundamentos da Educação, Metodologia da Pesquisa. Tutor EaD, com disciplinas ligadas a: Filosofia das Ciências Sociais, Sociologia Geral, Direitos Humanos e Relações Étnicos-raciais. Editor das Revistas: Trilhas Pedagógicas; Empreendedorismo, Gestão e Negócios; Perspectivas em Ciências Tecnológicas. Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – BASis (MEC). ⠀ Livros: O focus imaginarius: engano e conhecimento na ‘Crítica da Razão Pura’ https://www.editorafi.org/201marcio ⠀ Kant e o fim da modernidade: os Sonhos de um visionário https://www.editoraideiaseletras.com.br/catalogo/filosofia/kant-e-o-fim-da-modernidade ⠀ Origens da filosofia crítica: introdução à filosofia de Immanuel Kant https://br.pinterest.com/pin/95490454589892183/ ⠀ ____________________________ Caio Souto Conversações Filosóficas ⠀ #kant #swedenborg #filosofia #razãopura #crítica #vivionário #sonhos #dialética #ilusão #crise #modernidade #conhecimento #focusimaginarius #transcendental #caiosouto #conversacoesfilosoficas

A post shared by Caio Souto (@conversacoesfilosoficas) on


Compartilhe o conteúdo:

Facebook Twitter Linkedin
Canal do Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Receba por e-mail
Podcast no Spotify