Entrevistas |

#30 – O que o(a)s filósof(a)s têm a aprender com a pandemia? | Entrevista com Yara Frateschi

Conteúdo completo:


Nesta conversa, a entrevistada falou inicialmente sobre os desafios que a produção filosófica nacional deve enfrentar para que se consolide como um campo de pesquisas. Em seguida, abordou os avanços representados pelas políticas de cotas em nosso país, e também de certos retrocessos políticos que sofremos com a guinada conservadora vivida nos últimos anos. Por fim, falou da relação da filosofia com problemas imediatos concretos, tais como sobretudo a atual situação de pandemia e o que certos autores têm dito a respeito disso, como aqueles que circularam na coletânea “Sopa de Wuhan”, alguns deles defendendo posições bastante criticáveis como Giorgio Agamben.

Yara Frateschi é Professora Livre Docente de Ética e Filosofia Política na Universidade Estadual de Campinas desde 2004. Possui Graduação (1997), Mestrado (1999), Doutorado (2003) e Pós-Doutorado (2004) em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, atuando principalmente em temas vinculados à relação entre Ética e Política, Filosofia Politica e Teoria Crítica.


View this post on Instagram

O que o(a)s filósof(a)s têm a aprender com a pandemia? Entrevista com Yara Frateschi. Nesta conversa, a entrevistada falou inicialmente sobre os desafios que a produção filosófica nacional deve enfrentar para que se consolide como um campo de pesquisas. Em seguida, abordou os avanços representados pelas políticas de cotas em nosso país, e também de certos retrocessos políticos que sofremos com a guinada conservadora vivida nos últimos anos. Por fim, falou da relação da filosofia com problemas imediatos concretos, tais como sobretudo a atual situação de pandemia e o que certos autores têm dito a respeito disso, como aqueles que circularam na coletânea "Sopa de Wuhan", alguns deles defendendo posições bastante criticáveis como Giorgio Agamben. Yara Frateschi é Professora Livre Docente de Ética e Filosofia Política na Universidade Estadual de Campinas desde 2004. Possui Graduação (1997), Mestrado (1999), Doutorado (2003) e Pós-Doutorado (2004) em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, atuando principalmente em temas vinculados à relação entre Ética e Política, Filosofia Politica e Teoria Crítica. _______________________ Caio Souto caiosouto@gmail.com #filosofia #brasil #cotas #identidade #viralata #complexo #agamben #polemica #politica #filosofiapolitica #conversacoesfilosoficas #conservadorismo #entrevista #emcasa #quarentena #pandemia #caiosouto

A post shared by Caio Souto (@conversacoesfilosoficas) on


Comentários:


Compartilhe o conteúdo:

Facebook Twitter Linkedin WhattsApp Telegram Copiar link
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Canal do YouTube
Instagram
Facebook
Twitter
Distribuição RSS