Entrevistas |

#314 – Negar a história é uma forma de governo | Entrevista com Patrícia Valim e Alexandre Avelar

Conteúdo completo:

Patrícia Valim possui graduação em pedagogia pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1996) e graduação em HISTÓRIA (2003) também pela Fundação Santo André. É Mestre em História Social (2007) e Doutora em História Econômica (2013), ambos pela Universidade de São Paulo. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em História na UFBA, com bolsa CAPES/PNPD, durante o período de dezembro/2013 – janeiro/2015. Lecionou por oito anos nas graduações de História, Pedagogia e Serviço Social em IES privadas de São Paulo. Atualmente é Professora Adjunta de História do Brasil Colonial no Departamento de História da UFBA. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia e História Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Bahia; Produção, Circulação e Consumo no Brasil Colonial, Conjunturas Insurgentes, Cultura Política e Cultura Jurídica no Brasil Colonial; Justiça e Poder na Crise do Antigo Regime; Conjuração Baiana de 1798; Lutas pela Independência Política na Bahia.

Alexandre Avelar possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Historia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2006). Desenvolveu estágio pós-doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) em 2016-2017. É Professor Associado II da Universidade Federal de Uberlândia e Pesquisador do CNPq (Bolsista Produtividade). Tem experiência na área de História, com ênfase em Estado e Sociedade, Teoria da História e Historiografia, atuando principalmente nos seguintes temas: historiografia, intelectuais, escrita da História e biografia.

Link para o texto da Revista Cult discutido na entrevista: “Negacionismo histórico: entre a governamentalidade e a violação dos direitos fundamentais”.


View this post on Instagram

Negar a história é a forma de governo da extrema direita Com Patrícia Valim e Alexandre Avelar (link na bio) ⠀ Patrícia Valim possui graduação em pedagogia pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1996) e graduação em HISTÓRIA (2003) também pela Fundação Santo André. É Mestre em História Social (2007) e Doutora em História Econômica (2013), ambos pela Universidade de São Paulo. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em História na UFBA, com bolsa CAPES/PNPD, durante o período de dezembro/2013 – janeiro/2015. Lecionou por oito anos nas graduações de História, Pedagogia e Serviço Social em IES privadas de São Paulo. Atualmente é Professora Adjunta de História do Brasil Colonial no Departamento de História da UFBA. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia e História Econômica. ⠀ Alexandre Avelar possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Historia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2006). Desenvolveu estágio pós-doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) em 2016-2017. É Professor Associado II da Universidade Federal de Uberlândia e Pesquisador do CNPq (Bolsista Produtividade). Tem experiência na área de História, com ênfase em Estado e Sociedade, Teoria da História e Historiografia, atuando principalmente nos seguintes temas: historiografia, intelectuais, escrita da História e biografia. ⠀ Link para o texto discutido na entrevista: https://revistacult.uol.com.br/home/negacionismo-historico/ ⠀ _________________________ Caio Souto Conversações Filosóficas ⠀ #história #negacionismo #revisionismo #crime #governo #foucault #governamentalidade #caiosouto #conversacoesfilosoficas

A post shared by Caio Souto (@conversacoesfilosoficas) on


Compartilhe o conteúdo:

Facebook Twitter Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Canal do Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Receba por e-mail
Podcast no Spotify