Entrevistas |

#316 – Foucault (e Kant): entre arqueologia e genealogia | Entrevista com Celso Kraemer e Rodrigo Soler

Conteúdo completo:

Celso Kraemer é licenciado em Filosofia pela UNIFEBE de Brusque (1990), mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2003) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Professor titular da Universidade Regional de Blumenau desde 1991, lotado no Departamento de Ciências Sociais e Filosofia e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, atuando área de Filosofia da Educação, Epistemologia da Educação. Docente na Faculdade São Luiz desde 2002. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, capacitação docente, ética e política, e história da filosofia. Experiência em Coordenar o PIBID Interdisciplinar em Direitos Humanos. Coordenador do Comitê Gestor do Pacto Universitário dos Direitos Humanos na FURB. Líder do Vozes Livres: Núcleo de Estudos da Diversidade de Gênero e Sexualidade – FURB e Líder do Grupo de Pesquisa Saberes de Si, vinculado ao PPGE/FURB. Pesquisa a temática da filosofia contemporânea, da sociedade, da educação de gênero e sexualidade.

Rodrigo Soler é Bacharel em Psicologia pela UNESC (2007), Mestre em Psicologia pela UFSC (2011), Doutor em Filosofia pela UNISINOS. Professor efetivo do curso de Psicologia da FURB desde agosto de 2018; É Professor colaborador do Mestrado em Educação da FURB; Autor do livro: Michel Foucault e a Ética do Cuidado de Si: desdobramentos históricos e desterritorialização da subjetividade (São Paulo/Baraúna, 2010); É um dos organizadores do Livro Michel Foucault e as Ciências Humanas: transversalidades, leituras, apropriações (Curitiba, CRV). Desenvolve pesquisas arqueológicas e genealógicas a partir do pensamento de Michel Foucault, Giorgio Agamben e Gilles Deleuze. É membro, desde outobro de 2016, do Grupo de Trabalho de Filosofia Política Contemporânea vinculado a Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF). Integra desde 2015 o Grupo de Pesquisa em Ética, Biopolítica e Alteridade vinculado ao Programa de Pós-graduação em Filosofia na UNISINOS. É membro, do Grupo vinculado ao CNPq intitulado Deleuze, Guattari e Foucault: elos e ressonâncias vinculado ao Programa de Pós-graduação em História da UNESP de Assis. Integra desde 2018 o LABEAM – Laboratório Blumenauense de Estudos Antigos e Medievais – vinculado a FURB.


View this post on Instagram

Foucault (e Kant): entre arqueologia e genealogia Entrevista com Celso Kraemer e Rodrigo Soler (link na bio) ⠀ Celso Kraemer é licenciado em Filosofia pela UNIFEBE de Brusque (1990), mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2003) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Professor titular da Universidade Regional de Blumenau desde 1991, lotado no Departamento de Ciências Sociais e Filosofia e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, atuando área de Filosofia da Educação, Epistemologia da Educação. Docente na Faculdade São Luiz desde 2002. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, capacitação docente, ética e política, e história da filosofia. Experiência em Coordenar o PIBID Interdisciplinar em Direitos Humanos. ⠀ Rodrigo Soler é Bacharel em Psicologia pela UNESC (2007), Mestre em Psicologia pela UFSC (2011), Doutor em Filosofia pela UNISINOS. Professor efetivo do curso de Psicologia da FURB desde agosto de 2018; É Professor colaborador do Mestrado em Educação da FURB; Autor do livro: Michel Foucault e a Ética do Cuidado de Si: desdobramentos históricos e desterritorialização da subjetividade (São Paulo/Baraúna, 2010); É um dos organizadores do Livro Michel Foucault e as Ciências Humanas: transversalidades, leituras, apropriações (Curitiba, CRV). Desenvolve pesquisas arqueológicas e genealógicas a partir do pensamento de Michel Foucault, Giorgio Agamben e Gilles Deleuze. É membro, desde outobro de 2016, do Grupo de Trabalho de Filosofia Política Contemporânea vinculado a Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF). ⠀ ________________ Caio Souto Conversações Filosóficas ⠀ #Foucault #Kant #biopolítica #arqueologia #genealogia #ética #psicologia #educação #brasil #subjetividade #sujeito #caiosouto #conversacoesfilosoficas

A post shared by Caio Souto (@conversacoesfilosoficas) on


Compartilhe o conteúdo:

Facebook Twitter Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Canal do Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Receba por e-mail
Podcast no Spotify