Entrevistas |

#48 – Devemos tolerar a intolerância? Dialética e filosofia política | Entrevista com Larissa Gondim

Conteúdo completo:


A tese de Larissa Gondim, desenvolvida na área de Ética e Filosofia Política, propõe que a crise política que estamos vivendo é, antes de tudo, uma crise moral. Para definir melhor o que compreende por esse conceito, recorre a um leque muito amplo de autores, tais como: Hegel, Terry Eagleton, Gadamer, Agamben, Byung-Chul Han, John Rawls, Habermas, Honneth, Charles Taylor. Também conversamos sobre as relações entre o nível teórico em que suas ideias são desenvolvidas e a materialidade concreta do nosso presente histórico. A esse respeito, suas ideias buscam compreender melhor o que denomina como “fundamentalismo político”, que agora se atualiza em torno de uma figura simbólica e autoritária.

Larissa Cristine Gondim Porto é Doutora em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do curso de bacharelado em direito do UNIFIP.

Links para acessar textos da autora: Tese de doutorado Uma teoria sobre tolerância: o conceito de tolerância na formação dialética da subjetividade; Artigo “Tolerância, securalismo e a ascensão do fundamentalismo”.


Compartilhe o conteúdo:

Facebook Twitter Linkedin
Canal do Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Receba por e-mail
Podcast no Spotify