Entrevistas |

#5 – A quem se dirige o discurso filosófico? | Entrevista com Rineu Quinalia, especialista em Platão

Conteúdo completo:


Nesta entrevista, o Prof. Dr. Rineu Quinalia conta a respeito de sua prática docente no ensino de filosofia, das diferenças entre o contexto de ensino de filosofia no Brasil e na Itália (onde fez sua graduação), e também sobre sua pesquisa envolvendo a obra de Platão. Rineu Quinalia possui graduação em Filosofia pela Università Degli Studi di Roma Tre (Roma – Itália).

É Doutor em História da Filosofia Antiga pela UFSCar (São Carlos – São Paulo) e Mestre em Filosofia pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). É pesquisador do grupo ARCHAI e membro associado da Sociedade Brasileira de Platonistas, participante do Grupo InfoClássicas e do Grupo de Estudos em Filosofia Antiga da UFSCar.

Tem experiência na docência e na pesquisa no Ensino Superior, Fundamental e Médio nas seguintes disciplinas: História de Filosofia Antiga e Contemporânea, Estética, Filosofia Política, História, Filosofia da Educação e Bases filosóficas da psicologia e da psicanálise. Foi Professor Substituto na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e atualmente é Professor nos cursos de Filosofia (Graduação e pós) Psicologia e Pedagogia da UMESP (Universidade Metodista de São Paulo), também é Professor do Ensino Médio e Fundamental do Estado de São Paulo.

FILODIFUSÃO:

e-mail: rquinalia@gmail.com


View this post on Instagram

A quem se dirige o discurso filosófico? | Entrevista com Rineu Quinalia, especialista em Platão (link na bio) Nesta entrevista, o Prof. Dr. Rineu Quinalia conta a respeito de sua prática docente no ensino de filosofia, das diferenças entre o contexto de ensino de filosofia no Brasil e na Itália (onde fez sua graduação), e também sobre sua pesquisa envolvendo a obra de Platão. Rineu Quinalia possui graduação em Filosofia pela Università Degli Studi di Roma Tre (Roma – Itália). É Doutor em História da Filosofia Antiga pela UFSCar (São Carlos – São Paulo) e Mestre em Filosofia pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). É pesquisador do grupo ARCHAI e membro associado da Sociedade Brasileira de Platonistas, participante do Grupo InfoClássicas e do Grupo de Estudos em Filosofia Antiga da UFSCar. Tem experiência na docência e na pesquisa no Ensino Superior, Fundamental e Médio nas seguintes disciplinas: História de Filosofia Antiga e Contemporânea, Estética, Filosofia Política, História, Filosofia da Educação e Bases filosóficas da psicologia e da psicanálise. Foi Professor Substituto na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e atualmente é Professor nos cursos de Filosofia (Graduação e pós) Psicologia e Pedagogia da UMESP (Universidade Metodista de São Paulo), também é Professor do Ensino Médio e Fundamental do Estado de São Paulo. #filosofiaantigua #filosofia #platão #conversacoesfilosoficas #entrevista #caiosouto #filosofiapolitica #politica #socrates #poder #república #arepublica #coisapública #historia #filosofiadaeducação #estética

A post shared by Caio Souto (@conversacoesfilosoficas) on


Compartilhe o conteúdo:

Facebook Twitter Linkedin
Canal do Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Receba por e-mail
Podcast no Spotify