Entrevistas |

#59 – Sartre: ética e liberdade | Entrevista com Luciano Donizetti da Silva

Conteúdo completo:

Nesta entrevista, Luciano Donizetti da Silva aborda alguns temas caros à filosofia sartriana e ao existencialismo em sua relação com o tema da “situação” na qual o sujeito humano está inserido. Também conversamos sobre o estatuto da filosofia no Brasil e temas relacionados à docência, ao papel da universidade público e os limites do ensino à distância.

Luciano Donizetti da Silva possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1999), mestrado em História da Filosofia Moderna e Contemporânea pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em História da Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Lyon 3 – Jean Moulin (2016). Atualmente é professor de Filosofia na Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, no Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Contemporânea Francesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Fenomenologia (Husserl); Fenomenologia e Ontologia (Husserl-Heidegger); Ontologia e Existência (Husserl-Heidegger-Sartre-Merleau-Ponty); Herança existencialista (autores franceses recentes).

Principais obras do autor: Ética e Liberdade em Sartre. Da Negação da Infância ao Homem Infantilizado.

A Filosofia de Sartre Entre a Liberdade e a Historia.

“Colonialismo e liberdade na filosofia de Sartre: o existencialismo meio século depois”, publicado no livro ” Sartre e a política”, Editoras Via Verita e PUC-Rio , 2019.

Revolução estética – a livre invenção de espaços de liberdade.


Compartilhe o conteúdo:

Facebook Twitter Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Canal do Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Receba por e-mail
Podcast no Spotify