Entrevistas |

#7 – Ciência pra quê? Entrevista com a biocientista Rosilene Rebeca, pesquisadora do sistema respiratório

Conteúdo completo:

Nesta entrevista, Rosilene Rebeca fala sobre as condições da pesquisa científica no Brasil nas últimas décadas, especialmente na área das ciências biológicas. Também foi assunto dessa conversa a relação da pesquisa científica com o pensamento social, pedagógico e filosófico. A pesquisadora ainda nos contou sobre seu novo objeto de pesquisa, envolvendo o sistema respiratório, e a necessidade de uma “alfabetização científica” da população, o que certamente diminuiria o impacto das epidemias e pandemias que ameaçam as nossas vidas.

Rosilene Rebeca possui Habilitação Plena em Biologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1991), mestrado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Ciências Bioquímica pela UFPR (2008). Estudou Filosofia, Cinema e Etologia sob a orientação do filósofo Claudio Ulpiano (UERJ/UFF). Atualmente é Professora Associada da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Metabolismo, atuando principalmente nos seguintes temas: caquexia associada ao câncer e metabolismo de células tumorais. Atua em projetos multidisciplinares cujas temáticas envolvam a Educação Ambiental e Ensino de Bioquímica. É coordenadora de área do PIBID-Ciências Biológicas de 2015 a junho de 2019. Integra o corpo docente do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática – PPGEN.


View this post on Instagram

Ciência pra quê? Entrevista com a biocientista Rosilene Rebeca, pesquisadora do sistema respiratório. Nesta entrevista, a Profa. Dra. Rosilene Rebeca fala sobre as condições da pesquisa científica no Brasil nas últimas décadas, especialmente na área das ciências biológicas. Também foi assunto dessa conversa a relação da pesquisa científica com o pensamento social, pedagógico e filosófico. A pesquisadora ainda nos contou sobre seu novo objeto de pesquisa, envolvendo o sistema respiratório, e a necessidade de uma "alfabetização científica" da população, o que certamente diminuiria o impacto das epidemias e pandemias que ameaçam as nossas vidas. Rosilene Rebeca possui Habilitação Plena em Biologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1991), mestrado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Ciências Bioquímica pela UFPR (2008). Estudou Filosofia, Cinema e Etologia sob a orientação do filósofo Claudio Ulpiano (UERJ/UFF). Atualmente é Professora Associada da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Metabolismo, atuando principalmente nos seguintes temas: caquexia associada ao câncer e metabolismo de células tumorais. Atua em projetos multidisciplinares cujas temáticas envolvam a Educação Ambiental e Ensino de Bioquímica. É coordenadora de área do PIBID-Ciências Biológicas de 2015 a junho de 2019. Integra o corpo docente do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática – PPGEN. _________________ Caio Souto caiosouto@gmail.com #filosofiadaciência #biologia #bioquimica #ciência #pedagogia #educação #universidade #ensinobasico #ensino #respirar #sistemarespiratorio #pesquisa #pesquisacientifica #entrevista #conversacoesfilosoficas #discurso #métodocientífico #cienciasbiologicas #biologa #quimica

A post shared by Caio Souto (@conversacoesfilosoficas) on


Compartilhe o conteúdo:

Facebook Twitter Linkedin
Canal do Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Receba por e-mail
Podcast no Spotify