Entrevistas |

#74 – Uma comunidade de pensamento: feminismo, literatura e filosofia | Com Julia Myara e Viviana Ribeiro

Conteúdo completo:

O que podem ter em comum uma autora contemporânea como Virgina Woolf e o pensamento poético, mitológico e filosófico da Antiguidade? Esse e outros assuntos relacionados à construção de uma “comunidade de pensamento” são os principais temas debatidos por Julia Myara e Viviana Ribeiro, co-criadoras do “Ipia: comunidade de pensamento” (link para o canal abaixo). Nesta prazerosa conversa, elas contaram como foi que surgiu esse projeto e quais são suas principais atuações, apresentando um pouco do conteúdo que também disponibilizam em seu canal no YouTube. Num outro momento da entrevista, cada uma das duas expôs um pouco melhor suas próprias pesquisas.

Viviana Ribeiro abordou temas relacionados à obra de Virginia Woolf, relacionando sua criação literária com questões políticas e filosóficas que ainda são pertinentes em muitos aspectos para o pensamento contemporâneo.

Julia Myara abordou as relações entre poesia, mitologia, filosofia e política no mundo antigo, especialmente na Grécia, buscando compreender algumas das consequências de tais relações para a compreensão da contemporaneidade.

Algumas das referências citadas:

Virginia Woolf: Um teto todo seu, Os três Guinéus Nadia Fusini: Sou dona da minha alma (sobre Virginia Woolf)

Górgias: Elogio de Helena Platão: A República

Marcel Detienne: Os mestres da verdade na Grécia Arcaica

Link para o canal “Ipia – Comunidade de pensamento”.

Julia Myara é professora e co-fundadora do IPIA – Comunidade de Pensamento. Também é doutoranda em História da Filosofia Antiga na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), mestra em Filosofia Antiga na PUC-RIO, graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e professora da Pós-graduação Lato sensu em Filosofia Antiga (CCE, PUC-RIO). Atualmente realiza estudos na área de mitologia com ênfase nas figuras femininas tais como Helena, Medeia, Antígona, etc. Realiza pesquisa em Filosofia Antiga, com foco no pensamento de Platão e Górgias. Desenvolve, também, pesquisa na área de mitologia grega, estudo de gênero na antiguidade, religiões, narrativas míticas comparadas e retórica greco-romana.

Viviana Ribeiro é doutoranda pelo Programa de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), desenvolvendo pesquisa sob o título “Da incontornável questão das mulheres e dos negros para refundação do pensamento e práticas democráticas na contemporaneidade”. Mestra em História da Filosofia pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal Fluminense PFI/UFF (2017), dissertação com o título “A potência política da literatura em Gilles Deleuze”. Graduada em Direito pelo IBMEC-RJ (2007). Membro do GT-Deleuze ANPOF, desde 2014. Integrante do Ciclo de Leitura Spinoza e Direito, coordenado pelo professor Mauricio de Albuquerque Rocha, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), desde 2010. Desenvolve pesquisa na área de filosofia política, com ênfase no pensamento de Bento de Espinosa, Gilles Deleuze e Felix Guattari. Realiza, também, pesquisa relativa à História do Feminismo, abordando o aspecto da ação política e do pensamento. Em outubro de 2017 fundou um Instituto que se chama IPIA Comunidade de Pensamento. Este Instituto busca promover uma formação humanista através do encontro e dos estudos das humanidades (filosofia, história, geografia, arte, literatura, música, teatro, etc), compreendendo por formação humanista aquela que nos fornece os instrumentos para melhor atuação social e coletiva e na prática da democracia.


Comentários:


Compartilhe o conteúdo:

Facebook Twitter Linkedin WhattsApp Telegram Copiar link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Canal do YouTube
Instagram
Facebook
Twitter
Distribuição RSS